Entre em contato
Ponto eletrônico com defeito? Aprenda como resolver!

Ponto eletrônico com defeito? Aprenda como resolver!

O ponto eletrônico está entre os principais modelos utilizados por empresas atualmente. Com ele, é possível melhorar a gestão de acesso e acompanhar, de forma detalhada, a entrada e saída de funcionário das dependências da companhia. Pensando nisso, a SC Brasil produziu este artigo para que você aprenda a identificar um ponto eletrônico com defeito. Boa leitura!

Traços característicos de um ponto eletrônico com defeito

controle de ponto biométrico

O uso de pontos eletrônicos em empresas é pautado pela portaria nº 1510, também conhecida como Lei do Ponto Eletrônico. Ela é responsável por designar as regras que devem ser cumpridas pelas empresas e funcionários que fazem uso desse recurso. Portanto, manter-se atento às possíveis falhas que esse sistema pode apresentar é fundamental. Na sequência, separamos os principais traços característicos de um ponto eletrônico com defeito.

Horário desregulado

O primeiro ponto característico de um ponto eletrônico com defeito a ser tratado neste artigo é o horário desregulado. Em geral, esse fator pode ser identificado depois de uma manutenção ter sido realizada. Ou seja, a persistência dos horários fora do fuso é algo que deve ser considerado. Para tanto, é preciso ter atenção todos os dias aos registros. Essa responsabilidade precisa ser exercida tanto pelos funcionários quanto pelos gestores da área.

Uma medida a ser tomada, caso o horário seja realmente considerado um problema, é recorrer à seguradora ou assistência do produto. Apenas os profissionais especializados poderão definir se existe chance de permanecer com o mesmo aparelho ou não. Por outro lado, para impedir que equívocos aconteçam, opte por pontos eletrônicos que façam alterações de horário automaticamente. 

Falta de papel

Em segundo lugar na nossa lista de falhas que são apresentados por um ponto eletrônico com defeito está a falta de papel.

Uma vez que o ponto é realizado, é preciso fornecer um comprovante para o funcionário. Esse servirá como uma garantia da entrada ou saída do dia em questão. Nessa medida, o colaborador poderá utilizá-lo como um parâmetro para ter ideia de quantas horas foram cumpridas. Isso inclui os períodos de intervalo e, até mesmo, horas extras.

Caso o ponto eletrônico da empresa não forneça este recibo ao funcionário, estará indo contra ao primeiro parágrafo da Portaria, que já abordamos. Nele, consta que cada maquinário deve conter uma bobina de papel destinada apenas para este equipamento.

Vale destacar que o tipo de papel precisa garantir que os dados impressos durem por mais de um ano. Além disso, a manutenção e troca de bobinas deve ser realizada com periodicidade especificada pelos responsáveis da área de gestão.

Leitura digital incompleta

Uma possível forma de identificar um ponto eletrônico com defeito é verificar se ele faz a leitura digital incompleta ou apresenta “usuário inválido”. Em ambos casos, a problemática pode estar associada a problemas no sensor de leitura.

Portanto, neste caso, o melhor a ser feito é procurar um profissional para verificar a possibilidade de manutenção ou troca. Ademais, também vale conhecer os pontos estratégicos para a instalação do controle de acesso. Deste modo, será possível impedir que fatores externos, como chuva e exposição à umidade, danifiquem o sensor do produto.  

pessoa usando ponto eletrônico biométrico

Queda de energia

Por fim, dentre os fatores que podem servir para a identificar ponto eletrônico com defeito está a queda de energia. Pode parecer simples, mas quando há uma menor passagem de eletricidade o software fica comprometido. Isso se dá ao passo que o sistema tenta recuperar as informações, mas é interrompido devido à queda de energia.

Nessa medida, uma boa atitude é instalar um nobreak, conhecido como fonte de alimentação, que garanta a passagem correta de energia ao equipamento de ponto.

Gostou do nosso artigo a respeito de ponto eletrônico com defeito? Em nosso blog, encontre outros a respeito deste e mais temas! Não deixe de ver como deve ser feita a escolha do relógio de ponto ideal e quais são as boas práticas para utilização do leitor de biometria!

entregas
  • 1.
    Pagamento facilitado
  • 2.
    A maior variedade de produtos
  • 3.
    Mais de 10 anos de mercado
  • 4.
    Vendemos produtos, somos assistência técnica e oferemos contratos de manutenção preventiva
× Orçamento por WhatsApp