Entre em contato
Boas práticas para utilização do leitor de biometria

Boas práticas para utilização do leitor de biometria

O relógio de ponto biométrico é uma das formas de controle de acesso mais utilizadas em empresas com alto fluxo de funcionários. Custo-benefício, segurança e armazenamento de informações são algumas das vantagens em adotar o dispositivo eletrônico para comandar a jornada de trabalho. A facilidade de uso também é um ponto importante e merece destaque. Pensando nisso, a SC Brasil preparou este artigo com as boas práticas de utilização do leitor de biometria. Continue lendo para saber mais!

Atente-se ao uso correto do leitor de biometria!

Cadastro da digital

utilização do leitor de biometria

Inicialmente, o controle de acesso com leitor de biometria deve ser instalado a uma distância mínima de 1,20m do chão. Em seguida, deve ser feito o cadastro da digital de cada usuário. É recomendado que seja cadastrado, pelo menos, um dedo de cada mão. Os dedos mais confortáveis para registro são polegar, indicador e médio.

Postura do dedo

O dispositivo eletrônico pode ser instalado de qualquer lado da porta de entrada. Por isso, o ideal é que sejam cadastradas as digitais do usuário conforme o lado da porta em que foi instalado o relógio de ponto. Por exemplo: se o leitor for instalado do lado direito, cadastra-se as digitais da mão direita.

O dedo deve cobrir a maior área possível do leitor de biometria para que o equipamento possa capturar a digital por completo. Para não haver desconforto no momento do cadastro e comprometer a leitura da digital, respeite o local de instalação e a posição das mãos. Lembre-se: é importante iniciar o procedimento de cadastro apenas quando o equipamento estiver fixado no seu local de funcionamento.

Sinalização do equipamento

leitor de biometria e sinalização

A sinalização é a forma que o dispositivo possui para comunicar ao usuário o sucesso ou a falha na operação realizada. Pode ser feita por meio de LED, bipe ou mensagem de voz, dependendo do equipamento. Portanto, é muito importante conhecê-la e respeitá-la para garantir a qualidade do cadastro biométrico.

No momento do registro, deve-se posicionar o dedo no leitor por algumas vezes até que ocorra a sinalização. Em seguida, verifique a instrução no manual do equipamento para saber qual é o tipo de alarme e se ele está funcionando corretamente.

Manutenção da lente biométrica

Dependendo do tempo de uso do equipamento, a lente do leitor de biometria pode ficar suja. A má higienização pode implicar na diminuição da eficiência da leitura da digital, causando prejuízos à gestão empresarial. Para resolver esse problema, basta limpar o acrílico do leitor com fita adesiva.

A limpeza deve ser feita da seguinte maneira: aplique a fita adesiva no acrílico, de forma que cubra toda a lente. Puxe lentamente a fita até remover a gordura e sujeira por completo. Repita esse procedimento quantas vezes for necessário para melhorar a sensibilidade da lente durante a captura da digital.

Ambiente e iluminação

O excesso de luz incidindo diretamente no sensor pode ocasionar perda de sensibilidade no momento do cadastro. Ou, até mesmo, quando o local for acessado por meio da digital. Além da luz ambiente, os pontos de luz externos, como janelas, promovem a entrada de raios solares que prejudicam o equipamento.

Logo, é recomendado que o leitor de biometria seja instalado longe da entrada de pontos de luz. Desse modo, é possível evitar que o dispositivo sofra algum empecilho que prejudique a correta leitura da digital.

Cadastro de biometria nos relógios de ponto Henry

cadastro no leitor de biometria

O cadastro no leitor de biometria em relógios de ponto é um procedimento muito simples. Aqui, ensinaremos como é feito o registro da digital nos equipamentos das linhas Prisma e Prisma Super Fácil da marca Henry. Veja:

1- digite menu;
2- insira a senha padrão do dispositivo;
3- confirme apertando o botão verde;
4- digite o número 31 no visor (menu do cadastro de biometria);
5- digite o código do funcionário e confirme no botão verde;
6- assim que a biometria acender, insira o dedo e aguarde o equipamento apitar 2 vezes;
7- remova o dedo do leitor e teste para certificar-se de que a leitura foi feita.

Viu como o leitor de biometria é um equipamento fácil de ser utilizado no dia a dia? Então, não perca tempo! Adquira seu relógio de ponto biométrico com a SC Brasil. Somos uma empresa de controle de acesso e identificação que atua em todo o país. Trabalhamos com a linha completa da marca Henry, reconhecida pela sua alta tecnologia e garantia de segurança para empresas e colaboradores. Além de relógios de ponto, oferecemos crachás de identificação, catracas, leitores de proximidade, impressora de cartão e muito mais! Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos produtos.

entregas
  • 1.
    Pagamento facilitado
  • 2.
    A maior variedade de produtos
  • 3.
    Mais de 10 anos de mercado
  • 4.
    Vendemos produtos, somos assistência técnica e oferemos contratos de manutenção preventiva