Entre em contato
Como funciona a ronda de segurança em condomínios?

Como funciona a ronda de segurança em condomínios?

A ronda de segurança em condomínios é uma atividade fundamental em propriedades de médio e grande porte. Quando bem executada pelos vigilantes, traz inúmeros benefícios a todos que frequentam aquele local. Moradores e trabalhadores ficam mais protegidos, assim como os bens materiais daquele patrimônio. Veja, a seguir, como o serviço funciona e quais pontos podem ser melhorados!

Saiba mais sobre a ronda de segurança em condomínios

Percurso

Para dimensionar o percurso da ronda de segurança em condomínios, deve-se medir a distância de ida e volta do ponto de início da atividade. A partir dessa informação, é possível efetuar o cálculo de quantos colaboradores são necessários para cobrir esse trajeto a uma velocidade máxima de 10 km/h. Essa velocidade é recomendada para vigilância motorizada por dois motivos:

  • sensação de segurança que a presença do colaborador deve gerar no condômino;
  • redução da velocidade aumenta o campo visual, diminuindo os riscos.

Tempo

O tempo recomendado entre uma ronda e outra deve ser de 30 minutos. Na primeira e na última ronda do turno, o colaborador deve identificar a integridade da barreira perimetral.

Ponto de parada

O ponto de parada deve ser definido para o local e horário em que o colaborador é visto pelas pessoas que circulam pelo condomínio. Além disso, também serve para o descanso do nível de tensão gerado pela condução do veículo. É recomendado que o ponto de parada seja de 10 minutos.

Colaborador

O colaborador que atua na ronda de segurança em condomínios deve conhecer os deveres e as proibições do condômino previstas no regulamento interno. Dessa forma, ele poderá evitar o descumprimento das regras de convívio do condomínio.

Durante a ronda, o colaborador deve ser orientado a manter a postura e prestar atenção. Para demonstrar sua prudência, ele deve cumprimentar o condômino e o prestador de serviços. Além, é claro, de identificar quem ele não reconhece. Desse modo, ele se faz presente e é percebido pelas pessoas.

Para aperfeiçoar as atividades de ronda, o colaborador deve saber qual residência está vazia e qual é utilizada esporadicamente. Logo, ele irá perceber sempre que estiver ocorrendo uma irregularidade e poderá agir preventivamente.

Vigia bastão

vigia bastão para ronda de segurança em condomínios

A ronda de segurança em condomínios deve ser controlada por meio de tecnologia que permita a fiscalização do colaborador. Se for necessário, também deve evidenciar o que foi feito. Nesse sentido, o ideal é contar com um vigia bastão, equipamento eletrônico usado para monitorar ambientes à distância.

O mecanismo permite gerenciar a movimentação dos vigilantes durante seu turno de trabalho. Por meio dele é possível ter acesso aos locais por onde o colaborador passou, bem como horários de entrada e saída e alterações de comportamento. Todos os dados ficam armazenados na memória interna.

Conte com os serviços da SC Brasil!

Conte com os produtos da SC Brasil para incrementar a sua ronda de segurança em condomínios! Oferecemos vigia bastão para todas aqueles que precisam de um controle eficiente dentro da sua propriedade. Mecanismo moderno, com design compacto e memória interna de 256 KB. Também oferecemos ribbon impressora e cartão de PVC com chip para fácil identificação. 

Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

Gostou deste artigo? Continue navegando pelo blog da SC Brasil:

tit
  • 1.
    Pagamento facilitado
  • 2.
    A maior variedade de produtos
  • 3.
    Mais de 10 anos de mercado
  • 4.
    Vendemos produtos, somos assistência técnica e oferemos contratos de manutenção preventiva
× Orçamento via Whatsapp