Entre em contato
Acesso ao condomínio: como elaborar o controle de entrada e saída de pessoas?

Acesso ao condomínio: como elaborar o controle de entrada e saída de pessoas?

O controle de acesso é uma das atividades de maior importância no condomínio. Isso porque essa função tem como principal objetivo garantir a segurança dos moradores e manter o bem-estar de todos os frequentadores. Nesse cenário, é dever do síndico elaborar os melhores procedimentos que envolvem acesso ao condomínio. A SC Brasil separou algumas recomendações especiais para te ajudar a gerenciar o controle de entrada e saída de pessoas. Confira, a seguir.

Veja como elaborar o controle de acesso ao condomínio

porteiro fazendo acesso ao condomínio em condomínio

Padronização das atividades de segurança

A formalização das ações de segurança facilita o dia a dia de trabalho dentro do condomínio, já que permite que todas as atividades sejam entendidas e monitoradas. Com colaboradores bem treinados, que sabem o que deve ser feito, não existe perda de tempo com dúvidas ou retrabalhos.

As atividades de controle de acesso ao condomínio são previsíveis. Com o auxílio de expertise e sistemas automatizados, é possível antecipar os acontecimentos e evitar os acessos indevidos. Logo, a base para se definir o procedimento deve ser pautada no regulamento interno do condomínio.

Entrada e saída de pessoas e veículos

O procedimento de entrada e saída de pessoas e veículos deve ser descrito de acordo com as atividades por categoria. As categorias são:

  • moradores;
  • visitantes;
  • convidados;
  • funcionários;
  • empregados;
  • prestadores de serviços;
  • entregadores;
  • corretores;
  • funcionários públicos;
  • entre outros.

Em cada categoria deve ser definida a forma de entrada e de saída: a pé ou de veículo.

Morador cadastrado

Na entrada, o morador cadastrado deve identificar-se no sistema de controle de acesso ao condomínio. Ou, se for o caso, deve ser reconhecido pelo colaborador para abertura do portão. É dever do funcionário identificar se a pessoa é moradora ou não, quando esta estiver conduzindo um veículo. Para acesso à garagem, o condômino deve abaixar o seu vidro (independentemente se houver película protetora ou não) para identificar-se ao colaborador.

Morador não cadastrado

Esta situação requer atenção especial! Existem duas possibilidades pelas quais um morador pode não estar cadastrado no sistema: ele é novo no condomínio ou não foi reconhecido pelo colaborador.

Nesse caso, o procedimento de acesso ao condomínio deve estabelecer as devidas ações do funcionário no horário comercial e fora dele, assim como quem ele deve acionar em cada uma das situações.

Visitante

A entrada de visitantes ao condomínio deve ser feita por meio de documento, sua conferência e o complemento de dados conforme o procedimento. A princípio, essa ação pode parecer um tanto quanto desagradável. No entanto, é válido ressaltar que se trata de uma medida de segurança, cujo principal intuito é proteger os condôminos.

Após identificação e registro do visitante, a autorização de acesso ao condomínio deve ser dada pelo morador.

Convidado de festa ou reunião

A entrada de convidados para eventos e reuniões deve ser tratada pela verificação da lista fornecida pelo morador. Por fim, a constatação dos dados deve ser feita mediante a apresentação de documento de identificação com foto.

Funcionário do condomínio

O funcionário do condomínio poderá entrar no dia e horário do serviço mediante registro. Em geral, o acesso do funcionário fora do horário de serviço não é autorizado. Salvo algumas exceções mediante a autorização do síndico, porém apenas em ocasiões específicas.

Catracas são a solução para o controle de acesso!

Já pensou em facilitar a gestão de entrada e saída de pessoas do condomínio com catracas? Pois bem, esses equipamentos são ideais para otimizar a identificação de moradores, visitantes, funcionários e convidados! Além de serem fáceis de instalar, são confiáveis e só permitem o acesso ao condomínio mediante biometria, crachá, cartão de proximidade e outras tecnologias.

Na SC Brasil você encontra diversos modelos de catracas de acesso da marca Henry. Aqui, temos modelos para todas as necessidades: pedestal, balcão, comanda, para cadeirante, com cofre embutido, torniquete, etc. Venha conhecê-las e escolha a melhor para seu condomínio! Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog. Veja alguns que podem ser interessantes para você:

1- 5 equipamentos para melhorar o controle de acesso em condomínios
2- Dicas de segurança para condomínio
3- Por que investir no controle de acesso de pessoas?
4- Conheça as vantagens do controle de acesso de veículos

tit
  • 1.
    Pagamento facilitado
  • 2.
    A maior variedade de produtos
  • 3.
    Há quase 20 anos no mercado
  • 4.
    Vendemos produtos, somos assistência técnica e oferecemos contratos de manutenção preventiva
× Orçamento via Whatsapp