Entre em contato
Manutenção da catraca: saiba como identificar e solucionar problemas

Manutenção da catraca: saiba como identificar e solucionar problemas

As catracas eletrônicas são um dos principais equipamentos de controle de acesso. Empresas, condomínios, escolas, clubes, associações, igrejas… Vários locais desfrutam da qualidade incontestável desse produto para oferecer máxima segurança dentro das suas instalações. Mas, e quando o aparelho apresenta algum defeito, como proceder? Veja o que fazer durante a manutenção da catraca e evite problemas!

Identificando problemas na manutenção da catraca

pessoas utilizando catraca

Uso incorreto da catraca

A mensagem “uso incorreto da catraca” é exibida quando há algum problema de comunicação entre os sensores e a placa card. Por exemplo: retirada de cabos ou sensor constantemente interrompido pelo disco. Ou seja, quando essa mensagem for apresentada, essas são as possíveis causas. Para resolver essa situação durante a manutenção da catraca, verifique:

  • o cabo do sensor, tanto na placa card quanto na placa de sensores;
  • se os sensores estão bem fixados e corretamente posicionados;
  • se o disco não está torto, fazendo com que o sensor fique interrompido.

De acordo com a identificação dos motivos, pode ser necessário a substituição dos sensores ou dos cabos.

Dificuldade ao visualizar o display

Quando não é possível visualizar as informações no display da catraca, existem duas formas de identificá-lo: display com tarja preta ou sem nenhuma informação. Isso quer dizer que o contraste está desregulado ou que há dificuldade de comunicação entre o display do equipamento e a placa card. Para solucionar esse problema, regule o trimpot de forma intermediária durante a manutenção da catraca.

Braços da catraca livres

Quando a catraca fica com os braços sempre livres, tanto no sentido de entrada quanto no sentido de saída, é porque ela está configurada para permanecer desse jeito. O cabeamento ou hardware também podem ser possíveis causas. Portanto, verifique as configurações via software e, posteriormente, a parte de hardware. Faça as alterações necessárias durante a manutenção da catraca: configure o equipamento como “catraca” e desabilite a opção “duplo acionamento”.

Leitor biométrico sem leitura

O módulo biométrico apaga ao realizar a leitura da digital, porém não é apresentada nenhuma mensagem no display da catraca? É muito provável que haja uma divergência na configuração do AutoOn ou uma falha na comunicação do cabo responsável pelo AutoOn e a placa-mãe.

Durante a manutenção da catraca, procure pelo cabo de cor roxa. Se ele estiver desconectado da placa-mãe, ligue-o ao barramento de pinos chamado “leitora 2”. Dessa forma, o AutoOn deve estar configurado como “OffBoard”.

Erro 37 – sem resposta

Esta mensagem é apresentada quando há uma dificuldade de comunicação entre o módulo biométrico e a placa Card. Por exemplo, se o cabo do módulo biométrico estiver desconectado da placa Card, é exatamente isso que acontece! Portanto, verifique o cabo do módulo em ambos os lados e teste em outros cabos. Verifique os jumpers JP5 e JP6 da placa — ambos devem estar conectados de forma que sobre um pino do lado de fora da placa. Se não der certo, substitua o módulo biométrico.

Agora que você sabe quais problemas surgem na manutenção da catraca, não deixe de aplicá-la no dia a dia. Além disso, conte com quem entende do assunto. Conte com a SC Brasil! Somos uma empresa de controle de acesso e identificação em todo o Brasil. Oferecemos catracas da marca Henry, uma das melhores do mercado. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse incrível produto.

Gostou deste artigo? Continue navegando pelo blog da SC Brasil:

entregas
  • 1.
    Pagamento facilitado
  • 2.
    A maior variedade de produtos
  • 3.
    Mais de 10 anos de mercado
  • 4.
    Vendemos produtos, somos assistência técnica e oferemos contratos de manutenção preventiva
× Orçamento via Whatsapp