Entre em contato
O que fazer quando o colaborador esquece de bater ponto?

O que fazer quando o colaborador esquece de bater ponto?

As empresas que utilizam o sistema de registro de ponto usufruem de vários benefícios. Afinal, controlar a entrada e saída dos colaboradores é parte fundamental da gestão dos recursos humanos. Mas, e quando o funcionário esquece de bater ponto? Ou pior, se ele se recusa? Saiba que essas situações podem trazer sérios problemas para o seu negócio! Leia este artigo até o final e veja como agir nesses casos.

Colaborador esqueceu de bater ponto: o que fazer?

Mão de uma pessoa ao bater ponto

Conscientize a equipe

A conscientização é o primeiro passo para evitar que o uso do registro de ponto seja negligenciado. É preciso muito diálogo com os colaboradores para que eles entendam a importância de bater ponto corretamente. Empresas que estão começando a aplicar a rotina de apontamento de horas são as que mais precisam colocar em prática essa conversa formal com os funcionários. Treinamento e orientação são essenciais!

Trate os pontos

Excluir os registros de ponto do empregado do sistema não é uma atitude correta. No entanto, é possível fazer o tratamento com as devidas anotações. Por exemplo, o colaborador chegou às 8h e esqueceu de bater ponto. Você pode anotar os horários certos para evitar pagamento de hora extra e outras situações indevidas. Essa é uma medida pontual, que não deve virar rotina! Sendo assim, a conscientização tratada acima se faz essencial.

Dê advertência quando cabível

Em primeiro lugar, é preciso dar advertência verbal aos funcionários que esquecem de bater ponto. Você deve deixar claro que ele deve fazer as marcações corretas, caso contrário, será advertido por escrito em uma próxima vez. Se o colaborador persistir no erro e torná-lo recorrente, dê as devidas punições disciplinares: advertência, suspensão, etc.

Aplique boas práticas

Por fim, para evitar possíveis desleixos dos funcionários no momento de bater ponto, adote algumas dicas:

  • instale o ponto eletrônico em locais de fácil acesso, como próximo à entrada da empresa ou ao refeitório;
  • treine adequadamente todos os funcionários antes da implantação do registro de ponto;
  • após o treinamento, insira a implantação do registro de ponto no quadro de avisos da empresa;
  • caso os colaboradores não sigam o regulamento interno que trata do registro de ponto, formalize as punições cabíveis em cada caso.

Escolha o melhor relógio de ponto da SC Brasil

A SC Brasil é uma empresa de controle de acesso e identificação que atua em todo o país. Oferecemos os melhores produtos para organizações que desejam ter maior segurança nas suas atividades diárias. Aliás, temos diferentes modelos de relógios eletrônicos que agregam ao controle de ponto dos funcionários no dia a dia. Confira:

Todos eles fazem parte da solução completa para controle de ponto da SC Brasil. Então, ficou curioso para conhecê-los melhor? Entre em contato conosco para conhecer todas as vantagens de ter um desses equipamentos na sua empresa!

entregas
  • 1.
    Pagamento facilitado
  • 2.
    A maior variedade de produtos
  • 3.
    Mais de 10 anos de mercado
  • 4.
    Vendemos produtos, somos assistência técnica e oferemos contratos de manutenção preventiva
× Orçamento via Whatsapp