Gestão de ponto: quando faz diferença dentro da empresa?
A gestão de ponto em ambientes corporativos foi feita durante muito tempo por meio da famosa “folha de ponto”. Hoje, já com a utilização de relógios de ponto, ela se tornou mais prática! O compromisso com a entrada e saída dos colaboradores das dependências da empresa influencia diretamente em outras questões que os envolvem. Portanto, compreender a importância dessa logística se torna fundamental para o bom convívio. Continue a leitura e veja quais são as implicações de um bom gerenciamento!
Quais são as situações que dizem respeito à gestão de ponto?
A portaria nº 1510, também chamada de Lei do Ponto Eletrônico afirma que o registro de ponto pode ser efetuado de modo mecânico, eletrônico ou manual. Entretanto, esse último, possui baixa credibilidade, haja vista que o funcionário não tem recursos para comprovação de horário. Deste modo, muitas situações podem ser evitadas com a implementação de um ponto eletrônico. Quanto mais rigorosa for a gestão de ponto, menor a possibilidade de conflitos judiciais.
Na sequência, separamos algumas situações onde o gerenciamento de ponto faz toda diferença!
Controle de atrasos
Como dissemos anteriormente, os pontos manuais são falhos no que diz respeito à comprovação de dados. Por essa razão, a gestão de ponto deve implementar um sistema onde seja mais fácil controlar os dados e evitar espaço para especulações. Deste modo, não só o controle sobre os atrasos será realizado, mas também acerca das demais questões que têm relação com horário. Em outras palavras, o tempo de trabalho a mais ou a falta do cumprimento da jornada.
Obtenção de histórico
O histórico de chegada e saída na gestão de ponto é possível com o relógio cartográfico e eletrônico.
O primeiro, é bastante utilizado em empresas de pequeno e médio porte. Por meio dele foi criada a expressão “bater o ponto”, afinal a máquina tem condições de perfurar o cartão ou carimbar os horários. Uma vantagem é que ele demanda pouca manutenção. Portanto, é capaz de melhorar o rendimento e diminuir a incidência de discordâncias associadas ao tempo de trabalho decorrido.
Com o ponto digital, o histórico fica registrado na máquina ou é destinado para o sistema que pode ser acessado pelo computador. Assim, da mesma que o anterior, é possível evitar fraudes.
Redução de erros operacionais
Quando falamos sobre a gestão de ponto, não podemos deixar de lembrar que um erro de marcação influi diretamente no vencimento dos colaboradores. De acordo com o direito constitucional, eles têm direito de receber com equivalência ao número de horas estabelecidas no contrato. Dessa forma, o gerenciamento correto dos pontos diminui a probabilidade de ser depositado um valor menor do que o estipulado.
Portanto, a transparência com que atuam os aparelhos colaboram para a redução de erros operacionais.
Processos do setor de RH
A quantidade de atividades burocráticas pode ser reduzida com a instalação de pontos que garantam segurança, diminui a reduz a quantidade de atividades burocráticas. Deste modo, o profissional de RH pode-se dedicar estritamente às práticas que são voltadas para as estratégias de equipe e resultados dos negócios.
Onde comprar relógio de ponto?
Gostou do nosso artigo sobre a gestão de ponto? A SC Brasil é uma empresa que trabalha com a venda de diversos modelos de relógios de ponto!
Em nosso blog, veja se sua empresa faz gestão tecnológica, quais são os itens de controle de acesso para novas empresas e como funciona o cartão de acesso de segurança!