Controle de acesso em hospitais: qual a importância?
A segurança dos pacientes, , familiares e equipe técnica em um ambiente hospitalar exige cuidados específicos. Especialmente na rede pública de saúde, o baixo controle nas entradas e saídas é recorrente, sendo a entrada realizada muita das vezes sem critérios ou identificação. Essas circunstâncias apenas reforçam a necessidade de um controle de acesso em hospitais.
Por apresentarem uma gestão complexa, devido aos diversos tipos de serviços no ambiente, é difícil controlar casos de roubo de medicamentos, evasão de pacientes sem autorização médica, fluxos de pessoas não autorizadas e outros tipos de acidentes. Por isso, controle de acesso em hospitais torna-se urgente.
A segurança patrimonial hospitalar é tão relevante que encontra-se em dois dos principais manuais de acreditação internacional: o da Organização Nacional da Acreditação (ONA) e o da Joint Comission International (JCI).
Entidades de grande importância do setor, nacionais ou não, possuem grupos especiais em estudos do tema. Por exemplo, a Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (Abseg) e Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança Orgânica (ABSO). Para continuar sabendo mais sobre a importância do controle de acesso em hospitais e como fazê-lo, continue lendo o artigo da SC Brasil.
Conhecendo mais sobre controle de acesso em hospitais
Atualmente, já existem hospitais no Brasil que adotam o uso de tecnologias para o controle mais eficiente do fluxo operacional, seja pessoas ou de medicamentos. Os sistemas de controle de acesso garantem uma circulação controlada do fluxo de pessoas em áreas que necessitam de maior atenção como farmácia, necrotério, centros cirúrgicos e afins.
O monitoramento por imagens também é uma opção por ser útil no combate contra ações violentas, por exemplo, roubos e furtos. A captação e gravação das imagens é feita por meio de câmeras, oferecendo mais conforto e segurança para pacientes e equipe técnica.
Controlando o acesso em hospitais
A violência crescente no país afeta a todos os ambientes, inclusive o hospitalar. Portanto, a instituição deve se responsabilizar por implantar controles de acesso eficientes, garantindo a segurança em pacientes, acompanhantes. rotina de médicos, enfermeiros e equipe administrativa.
Um sistema de monitoramento e controle de acesso que possua catracas com identificação biométrica, portas automáticas controladas, instalação de câmeras e até mesmo, seguranças em portas gera tranquilidade ao local e transmite proteção aos que podem ser colocados em risco em alguma situação, principalmente os que por alguma razão não podem se defender.
Portanto, a entrada e saída de veículos também necessitam de atenção da parte da instituição. Um processo ágil como um cadastro único de pessoal técnico e visitante, pode funcionar como acesso ao local.
No caso da área farmacêutica, as soluções de controle de acesso podem e devem, também, estar presentes. Acompanhar quais dos enfermeiros e médicos são autorizados e tiveram acesso aos remédio, principalmente aqueles com tarja preta é possível por meio do uso de crachá, por exemplo, sendo uma das formas mais seguras e até recorrentes no controle de acesso em hospitais.
Além do uso dos crachás, leitura biométrica e catracas inteligentes também podem ser opções viáveis para este fim. A utilização dos softwares permite a obtenção de relatórios detalhados, com o número de visitas, de entradas e saídas, e outros dados importantes para o dia a dia desse tipo de empreendimento.
Conte com a SC Brasil para implantar o seu controle de acesso
Os crachás de identificação da SC Brasil possuem o melhor material, garantindo sua durabilidade e sua segurança. Além disso, você também pode contar com nossos produtos para o controle de acesso, como a catraca Henry, de diversos modelos ou o Controle de acesso Argos, capaz de gerenciar até 2 mil usuários e biometria. Conte com a SC Brasil para garantir a segurança da sua instituição! Entre em contato conosco.
Links úteis:
impressora de crachá pvc
cartões de proximidade