Já pensou em adquirir um controle de ponto para sua empresa? Ele pode garantir maior eficiência no controle de horário de trabalho de seus funcionários e, ainda, ajudar com a segurança no local. Também ajuda a reduzir os custos e ainda garante mais rendimento dos trabalhadores. Então, é importante contar com esse recurso dentro da organização. Dessa forma, pensando em te ajudar a escolher o melhor modelo para sua empresa, preparamos este artigo com os principais tipos de relógios de ponto. Quer saber quais são e como se diferenciam? Continue lendo o conteúdo abaixo!
Primeiro, vamos falar dos métodos mais populares. Conhecido como relógio de ponto manual ou livro de ponto, esse é um dos modelos mais antigos. Consiste em um método que envolve anotar os horários de entrada e saída de cada funcionário manualmente. Apesar de parecer simples, esse modelo é o que possui maior chance de fraudes, com possibilidades de rasuras e equívocos ao tentar fazer o controle da jornada de trabalho dos funcionários. Por isso, em grande parte das empresas, já foi substituído por algum modelo de relógio de ponto digital.
O relógio de ponto cartográfico, por sua vez, é um pouco mais prático. Também chamado de controle de ponto manual, funciona da seguinte forma: o colaborador, ao chegar no local de trabalho, insere o cartão de papel na máquina, que registra o horário de entrada e saída. Diferente do modelo apresentado acima, o controle cartográfico reduz as chances de rasuras, trazendo mais segurança. No entanto, há o risco de o funcionário esquecer de marcar o ponto.
Já o relógio de ponto biométrico marca o horário de chegada e saída do funcionário a partir de uma identificação biométrica. Isto é, com a impressão digital. Nesse caso, o colaborador aproxima o dedo do leitor presente no relógio. Esse modelo de controle de ponto permite garantir maior segurança e praticidade. Há menor possibilidade de fraudes.
No caso do relógio de ponto com leitor de íris, a identificação ocorre por meio do olho. Esse modelo garante ainda mais segurança e eficácia no controle dos horários de entrada e saída dos funcionários. Afinal, íris são partes do corpo únicas. Assim, não há risco de o aparelho te identificar como outra pessoa. Há ainda maior redução de erros!
Como escolher o seu relógio de ponto?
Acima, você conheceu os principais tipos de relógios de ponto existentes. Mas, qual será o melhor para a sua empresa? Essa questão é importante. Afinal, cada um tem suas especificidades e particularidades e, assim, não atenderão todas as necessidades de qualquer empresa. Assim, é preciso analisar o seu caso em particular. Considere os itens abaixo para optar pelo controle de ponto ideal para a sua organização:
Gostou de conhecer os tipos de relógios de ponto e suas funcionalidades? A SC Brasil conta com controles de ponto de qualidade para você! Oferecemos relógio de ponto biométrico, cartográfico e com leitor de íris, além do relógio Henry.
Quer garantir segurança e eficiência em sua empresa? Conte já com nossas soluções em controle de ponto. Entre em contato e peça um orçamento!
No artigo, a SC Brasil explica como funciona o relógio de ponto por leitor de…
No artigo, a SC Brasil mostra a importância da identificação no meio corporativo com o…
No artigo, a SC Brasil te mostra qual melhor relógio de ponto para pequena empresa.…
No artigo, a SC Brasil te mostra como implementar um controle de acesso na faculdade…
No artigo, a SC Brasil te mostra a importância do crachá de identificação de funcionário…
Você conhece a melhor impressora de cartão para escritório? Confira o artigo da SC Brasil,…