Descarte de eletrônicos: como fazê-lo de forma sustentável
Muito se discute sobre o descarte correto do lixo, o destino dele, a coleta seletiva, etc. Porém, na maioria das vezes, damos muita importância apenas para o lixo orgânico e nos esquecemos dos demais tipos. Os aparelhos eletrônicos como relógio de ponto e impressora de cartão, por exemplo, precisam ser levados a um lixo diferente dos demais. Você sabe a forma correta de fazer descarte de eletrônicos?
Os eletrônicos são formados por inúmeros materiais tóxicos que, se descartados de forma indiscriminada ou junto com os demais, contaminam o solo. Isso prejudica o meio ambiente e até mesmo a saúde das pessoas que vivem à volta. Por isso, o descarte de eletrônicos deve ser feito de maneira específica. Saiba, a seguir, como ele deve ser feito.
Como é feito o descarte de eletrônicos
Existem várias empresas especializadas em coleta de e-lixo no Brasil. Porém, ainda estamos bastante atrasados neste aspecto em comparação à quantidade de lixo eletrônico que produzimos.
Essas empresas fazem o descarte de eletrônicos de forma sustentável – sem agredir o meio ambiente e reutilizando algumas partes. Elas seguem, basicamente, o seguinte procedimento: após recolherem os aparelhos, eles realizam uma espécie de triagem que separa os que irão, de fato, ser reciclados dos que podem ser doados a instituições, ONGs, comunidades de baixa renda, etc. Feito isso, os aparelhos são desmontados e têm suas partes separadas para sofrerem diferentes formas de reciclagem. Os materiais tóxicos são levados a grandes tanques que são preparados para armazenar esses resíduos sem que prejudique o meio ambiente. Já os vidros e bateria, por exemplo, são separados e enviados a empresas que podem reutilizá-los.
A UNEP (sigla em inglês para Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente) elaborou o relatório From E-Waste to Resources (“De resíduos eletrônicos a recursos”, em tradução livre) que trata sobre a importância do descarte de eletrônicos ser feito de maneira correta. Nele, contém um cálculo acerca da quantidade de materiais que poderiam ser reaproveitadas com a reciclagem de uma tonelada de celulares. São eles:
- 3,5kg de prata;
- 130kg de cobre;
- 340g de ouro;
- 140g de paládio.
É muito importante que empresas e até mesmo famílias se conscientizem sobre a importância e a necessidade deste descarte ser feito de forma sustentável. A SC Brasil tem grande preocupação sobre isso e pede que seus clientes também tenham. Nossos produtos são feitos de materiais que podem ser facilmente reaproveitados, como nosso crachá de identificação, em PVC, e nosso cordão para crachá de poliéster e os modelos de impressora de crachá PVC, que podem ser desmontadas e recicladas. Conheça nossos produtos e peça seu orçamento.