As soluções tecnológicas no ramo da identificação não param de surgir. Neste sentido, os cartões de proximidade são compreendidos como produtos que facilitam a gestão do acesso às áreas restritas de empresas. Estes funcionam junto com os leitores de proximidade em zonas exclusivas da circulação de funcionários. Agora, você deve estar se perguntando: como funciona o cartão de proximidade? Trazemos a resposta neste artigo! Leia-o atentamente até o final e veja como o item facilita o dia a dia.
Os cartões de proximidade são elementos que possuem um chip magnético na parte interna do produto. Sendo assim, operam por meio de radiofrequência, RFID, quando posicionados sobre os leitores.
Depois que o produto é posicionado sobre a antena, ou parte de leitura, esta faz o escaneamento capaz de identificar o cartão para, então, liberar o acesso. À vista disso, torna-se uma ótima opção para empresas onde os funcionários realizam trabalho manual que prejudique a identificação via digital, por exemplo.
Dentro do processo de como funciona o cartão de proximidade, não podemos deixar de citar a vasta variedade de modelos deste item. Em outro artigo, inclusive, já fizemos um comparativo entre os tipos MIFARE 1K e 125 padrão ACURA. Tanto um, quanto o outro funcionam com leitura inteligente.
Além desses, outros estão disponíveis no mercado. A escolha deve obedecer a um critério de necessidade para obtenção de uma boa performance. À vista disso, cabe ao gestor fazer a análise de qual deles é o mais adequado à realidade da empresa.
Agora que você já conheceu como funciona o cartão de proximidade, veja as vantagens que separamos abaixo.
A adoção dos cartões de proximidade faz com que a passagem pelas áreas restritas ocorra de forma prática e ágil. Esses objetos dão fim aos problemas com erro de leitura de digital, por exemplo.
Ademais, como são produtos compactos e resistentes, podem ser encontrados dentro de bolsas, gavetas e demais locais.
Quando falamos sobre como funciona o cartão de proximidade, citamos que este item possui um chip. A vantagem é que o código numérico incluso nele não pode ser copiado. Desta forma, caso algum colaborador perca o cartão, os gestores podem cancelar o produto perdido e concedê-lo um novo.
O uso dos cartões de proximidade também se torna um benefício quando trata-se da imagem que os funcionários possuem do local de trabalho. A facilidade proposta pelo produto aciona mais conforto e, consequentemente, melhor sensação de pertencimento a um local que tem compromisso em garantir a segurança das áreas internas.
Uma vez que os cartões de proximidade são utilizados no dia a dia, os registros de entrada e saída são facilitados. Isto é, evitam erros em registros de pontos manuais e propiciam a geração de relatórios com os horários cumpridos pelos funcionários. Em função disso, até mesmo as horas extras ficam mais fáceis de serem identificadas.
Gostou de conhecer como funciona o cartão de proximidade? A SC Brasil disponibiliza o tipo HID e Acura à venda! Temos mais de 10 anos de atuação no mercado de identificação digital. Entre em contato conosco para conhecer nossa linha de produtos e obtenha o que você precisa para sua empresa!
Aproveite para continuar lendo sobre assuntos semelhantes a este em nosso blog. Veja:
No artigo, a SC Brasil explica como funciona o relógio de ponto por leitor de…
No artigo, a SC Brasil mostra a importância da identificação no meio corporativo com o…
No artigo, a SC Brasil te mostra qual melhor relógio de ponto para pequena empresa.…
No artigo, a SC Brasil te mostra como implementar um controle de acesso na faculdade…
No artigo, a SC Brasil te mostra a importância do crachá de identificação de funcionário…
Você conhece a melhor impressora de cartão para escritório? Confira o artigo da SC Brasil,…