É inegável que a tecnologia tem sido uma grande aliada para os sistemas de controle e de segurança. Catracas, biometrias e leitores de proximidades são exemplos de mecanismos que ajudam a monitorar e controlar o acesso de pessoas em determinado ambiente. Porém, no artigo de hoje, a SC Brasil dá ênfase aos modelos biométricos: impressão digital ou leitor facial. Continue a leitura e veja a diferença entre eles!
Antes de vermos a diferença entre impressão digital ou leitor facial, vamos entender o conceito de biometria.
Biometria é a junção das palavras bio (vida) + metria (medida). Nesse sentido, esse termo consiste na medição e identificação de cada indivíduo por meio de suas características e individualidades. Porém, esse conceito foi atrelado à segurança e tecnologia. A partir disso, a biometria pode ser usada para:
Vamos deixar claro que impressão digital ou leitor facial são tipos de biometria. Ou seja, não são sistemas exclusivos e únicos. Existem muitas possibilidades de aplicar o conceito de biometria. Conheça os mais comuns:
Vamos à diferença entre impressão digital ou leitor facial. O primeiro modelo é a impressão digital. Ele corresponde às pequenas elevações nas pontas dos dedos que formam essas linhas contínuas. Podemos tomar como exemplo, o RG (documento de identidade), sendo obrigatório o uso da biometria juntamente com a assinatura do indivíduo.
A técnica de impressão digital pode ser implementada em:
Já o modelo biométrico de leitor facial pode ter duas divisões: Face ID e leitor de íris. Atenção às diferenças.
O reconhecimento facial é o sistema que identifica e reconhece os indivíduos por meio do mapeamento 3D da estrutura óssea da face. Diferentemente do leitor de íris ou retina, que são traços singulares de cada pessoa. Ou seja, a tecnologia é capaz de escanear essa estrutura do olho humano e transformá-la em um código único.
Relógio de Ponto Primme SF Ponto Íris da SC Brasil.
O sistema biométrico de leitor de íris da SC Brasil pode ser implementado em pequenas e grandes empresas. Ademais, em tempos de pandemia, não há necessidade de ter contato com o relógio de ponto — isso reduz a disseminação do vírus.
Decidido entre impressão digital ou leitor facial? Aqui na SC Brasil você encontra os dois modelos. Somos uma empresa especializada em controle de acesso e impressões de cartões.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato pelo site. Se preferir, ligue para (21) 2018-5536 ou (11) 2626-0027.
Seu condomínio está protegido? Confira nosso checklist de segurança e conheça as principais medidas para…
Você sabia que a automação de ponto pode agilizar o fechamento da folha e reduzir…
Descubra os diferenciais da catraca Henry Lumen para cadeirantes e como ela promove acessibilidade, segurança…
Descubra as principais diferenças entre o cartão inteligente HID e o cartão comum. Por qual…
No artigo, a SC Brasil mostra algumas tecnologias de controle de acesso recentes. Confira!
No artigo, a SC Brasil mostra 4 cuidados com impressora de cartão para garantir o…